PREZADOS VIZINHOS;
OS ANTERIORES ADMINISTRADORES DA ANTIGA SAL - SOCIEDADE AMIGOS DE BAIRRO DR. LESSA, CRIADORES DESTE BLOG, A PARTIR DE HOJE, 12 DE JUNHO DE 2013, RETOMAM ESTE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, COM A FINALIDADE DE INFORMAR, DETALHADAMENTE, FATOS DE INTERESSE DA COLETIVIDADE. SINTAM-SE À VONTADE PARA EXTERNAREM SUAS OPINIÕES, ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS, OS QUAIS AGORA, SÃO TOTALMENTE LIVRES, CLARO, DESDE QUE, RESPEITOSOS, OU SE PREFERIREM, ATRAVÉS DO NOSSO E-MAIL, somosamigosdolessa@yahoo.com.br
Muito obrigado.
ACABOU! PARA SEMPRE! FECHAR O LESSA É INCONSTITUCIONAL. DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014.
DEAR VISITORS OF THE EUROPEAN COMMUNITY, NOT NAVIGATING THIS BLOG , WHICH , PROBABLY , CONTAINING GOOGLE ANALYTICS AND GOOGLE ADSENSE COOCKIES

terça-feira, 30 de março de 2010

ALUNOS DO COLÉGIO COIN ELABORAM O PRIMEIRO BOLETIM INFORMATIVO DA SAL




Boletim informativo da SAL
mês de Março





Na ultima reunião da SAL foram tomadas decisões que visam melhorar a qualidade de vida em nosso bairro. Com a presença inclusive do Sr. Arthur Ferreira dos Santos - Secretario de Governo, representando a Prefeitura de Pindamonhangaba.

Os presentes reconhecem os esforços que esta diretoria vem investindo em busca de soluções para amenizar os problemas do bairro; tais como: providências para a limpeza de terrenos baldios; evitar queimadas que poluem e sujam nossa residência com fumaça e fuligem entre outros.

Só não fazem mais devido a pouca participação da maioria dos moradores, pois boa vontade não falta.

Foram discutidos ainda os seguintes assuntos:

• Coibição do grande fluxo de veículos da formação de condutores;

• Definição de quem é associado da SAL, abrindo oportunidade para que todos os moradores possam se associar e assim exercer o direito de voto e de compor chapa, mesmo que não sejam adeptos do serviço da DOBRO uma contribuição mínima de R$ 5,80 ( cinco reais e oitenta centavos), com isso a associação obterá recursos financeiros para expandir as melhorias de nosso bairro.

• Discutiu-se as possibilidades técnicas para a construção da futura praça do Lessa. Com comprometimento do secretario do governo em facilitar a integração do Grupo de Estudos e a Secretaria de Planejamento.

• Discutiu-se sobre o projeto de criação de cooperativa de catadores de materiais recicláveis que em breve estará funcionando nos diversos locais da cidade, inclusive no Lessa.

• O pedido de placas de sinalização de trânsito para o bairro.

• Circulou entre os presentes o balancete bancário, mostrando que a atual diretoria ampliou o caixa recebido de antecessores dispondo a SAL de um total de R$ 22.943,67 ( Vinte dois mil novecentos e quarenta e três reais e sessenta e sete centavos) .

Ao final foi servido um delicioso lanche.

No próximo dia 7 de Abril as 20:00 na escola Francisco Bicudo Lessa haverá outra reunião.

Compareçam! Precisamos de mais união.


1ª edição Triagem 200. Contribuição do Colégio Interativo COIN

OBS: O COIN está recebendo pilhas e baterias usadas.


sábado, 27 de março de 2010

CORRESPONDÊNCIA ENVIADA PELO VIZINHO ANTONIO DEVIDE

Prezado Cataldi,

Saudações.

Lhe escrevo para informar à SAL que a disposição de entulho de obras de nossos vizinhos e/ou de moradores de outros bairros; com o apoio de sempre dos carroceiros; infelizmente está degradando ainda mais nossa área verde que está sendo urbanizada.

Os carroceiros, na maioria das vezes atuam entre 9 e 12h. O que preocupa é que se a Prefeitura nivelar o entulho junto com a terra; que já é de melhor qualidade e foi depositada mais recente (Oxalá!); certamente proporcinará condições muito ruins para qualquer projeto de paisagismo.

Por favor, remeta uma solicitação à Prefeitura/Obras A/C Sr. Sérgio Guimarães (que já conhece a triste realidade do bairro) para viabilizar a remoção do entulho antes do nivelamento da área.

Se possível coloque um alerta no site sobre as sanções penais dessa questão e, se conseguir, um telefone para denúncia. Quanto ao lixo orgânico, temos que retomar as conversas e elaborar uma proposta mais sustentável para o bairro, assim como o projeto de urbanização dessa área.

Reitero a importância do contato com a Prefeitura para dirimir dúvidas da urbanização da área verde e explicitarmos uma proposta consistente que atenda aos anseios dos moradores.
Forte abraço e obrigado pela atenção.

Antonio Devide

.........................................................................
A presidencia em exercício acolhe as sugestões e pediu providencias à Prefeitura.

MEIO AMBIENTE


Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.


Da Poluição e outros Crimes Ambientais


Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
§ 1º Se o crime é culposo:
Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.
§ 2º Se o crime:
I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;
II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população;
V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:
Pena - reclusão, de um a cinco anos.
§ 3º Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.

SAL - SOCIEDADE AMIGOS DO LESSA

terça-feira, 16 de março de 2010

IMAGEM DE SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA VISITA O LAR DOS CATALDI



É tradição em nosso Residencial, famílias receberem a visita da imagem peregrina da Padroeira do Bairro, Santa Catarina de Alexandria. Desde o dia 26 de fevereiro de 2010 ela se encontra abençoando o Lar da Família Cataldi, na Rua Professora Myriam Penteado Rodrigues Alckmin, 902, onde mais de 40 pessoas acompanharam a celebração da Santa Missa, pelo Padre Alaor.



Na homilia Padre Alaor exaltou a importância da Campanha da Fraternidade deste ano, sinalizando para a verdade da vida eterna para as pessoas que se renovam na fé e na caridade.
Agradecendo a presença de todos, José Carlos Cataldi falou sobre a energia positiva que se desprendia de cada coração fervoroso, e, ao Padre Alaor que, a seguir, abençoou todos os aposentos da casa.


A imagem de Santa Catarina de Alexandria deixará o Lar dos Cataldi proximamente, por ocasião da indicação da casa, no Lessa, que abrirá suas portas ao ato de fé Cristã.
A HISTÓRIA DE SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA
S
Santa Catarina nasceu em Alexandria, principal cidade do Egito antigo. Era filha do ilustre Rei Costus e de D. Sabinela, nobres descendentes diretos dos reis e governadores do país!
A pequena Catarina era dotada de uma beleza incomparável, porém destacava-se pelo seu espírito alegre e despojado.
Desde muito cedo demonstrou uma inteligência clara e brilhante; teve como mestres os sábios de Alexandria e, tão rápidos foram seus progressos, que aos 13 anos era mestra das sete artes: eloqüência, poesia, música, arquitetura, escultura, plástica e coreografia.
Quando Catarina estava com 15 anos, o Rei Costus, seu pai, faleceu e assim foi com sua mãe para as montanhas das Cilícia, vivendo assim uma temporada de descobertas.
Durante aquele tempo conheceu Ananias, um velho sacerdote amável e comunicativo. Ananias transmitiu a Catarina os mistérios do Cristianismo.
Dona Sabinela, já era cristã batizada, e desejava o mesmo para a sua filha, além de um bom casamento que trouxesse segurança e proteção.
Numa determinada noite, mãe e filha, tiveram um sonho bastante significativo no qual a Santíssima Virgem Maria apresentava o Menino Jesus a Catarina, e este, tomando da mão de Catarina, coloca em seu dedo um anel de ouro, anel de compromisso.
Maria pede a Catarina que seja batizada. Quando Catarina desperta do sono, percebe o anel em seu dedo!
Desejosa em cumprir o que prometera em sonho, Catarina procura ainda mais, instruir-se nas verdades da fé, e, assim sendo, recebe o Santo Batismo. Dona Sabinela e a filha confiaram o reino a um governador e voltaram à Alexandria.
Com a morte de sua mãe, Catarina transforma sua residência num lar de acolhida e escola de formação Cristã. A nossa jovem, tendo apenas 18 anos, é capaz de confundir os maiores filósofos de Alexandria e arredores.
Catarina é testemunho de fé e vida incontáveis são os que a seguem, e nela encontram as repostas das verdades do evangelho de Jesus Cristo!
O Imperador Maximiano havia decretado uma perseguição aos cristãos e sua doutrina, tendo Conhecimento e sabedor do grande preparo de Catarina, prometeu um prêmio ao filósofo que conseguisse afastar a jovem da religião Cristã. Numa discussão pública, para a qual Catarina foi convidada, tudo fizeram para desorientá-la. Ela porém, iluminada pelo Espírito Santo, respondeu-lhes com tanta clareza e sabedoria que os próprios filósofos abandonaram o erro.
Surpreendido pelo êxito inesperado da discussão pública, o imperador procurou, por todos os meios, arrancar Catarina do Cristianismo. Adulações e promessas de fazê-la imperatriz: tudo em vão!
Com soberano desdém, a jovem repeliu as ofertas do Imperador, declarando-se esposa de Cristo. Catarina foi lançada em um cárcere escuro, onde ficou doze dias. Quando saiu de lá estava mais bela do que nunca; seus olhos eram como fachos de luz e sua pele alva estava reluzente.
Nossa jovem mártir é entregue aos algozes, condenada ao martírio da roda. No momento em que ia ser estendida sobre a roda, Catarina traçou o sinal da cruz e esta despedaçou-se imediatamente. Este milagre fez com que o povo rendesse louvor ao Deus dos Cristãos e a própria Imperatriz confessasse a sua fé no Filho de Deus. Cada vez mais irritado e enfurecido, Maximiano, percebendo que todos os seus esforços eram em vão, pronunciou a sentença de morte e mandou levá-la ao lugar do suplício. Após uma oração de louvor e súplica e agradecimento ao Deus verdadeiro. Catarina foi decapitada e de suas veias saiu leite ao invés de sangue!
Seu corpo foi levado ao Monte Sinai, onde a sepultaram. Dizem que os próprios anjos levaram seu corpo! Mais tarde sobre sua sepultura foi construído um convento, que ainda hoje existe, e é habitado por monges gregos.
Santa Catarina de Alexandria, por seu grande saber, é padroeira dos estudantes, filósofos e juristas.

EMAIL ENVIADO PELO VIZINHO JEFFERSON

A diretoria do Amigos do Lessa está de parabéns pela grande atuação e me coloco sempre a disposição para ajudar no que for preciso para alcançarmos níveis maiores de conquistas.

Quanto a Dobro, a empresa também está de parabéns pelo espírito de parceria evidenciado ao longo de todos estes anos. Tem todo meu respeito e continuem contando comigo na qualidade de cliente.

Rogério , fica um alerta para duas ocorrência nestes últimos 15 dias (média de uma por semana) justamente no trecho que eu resido , ao lado do Colégio Coin , portanto, região limítrofe do bairro , quanto a predominância de assaltos à ciclistas.

Foram 2 assaltos com ação violenta dos marginais que rondam o nosso bairro e agem preferencialmente nesta região do final da R. Prof Myriam P.R. Alckmin, onde o movimento de transeuntes é menor oferecendo maior grau de liberdade para ação dos mesmos. Em um destes dois casos mencionados foi com minha filha de 13 anos, onde 2 marginais de bicicleta a abordaram e levaram sua bicicleta e o celular e no outro o marginal veio com uma moto e derrubou uma mulher de bicicleta para levar a bolsa dela.

Diante dos fatos e a representação dos mesmos como uma área de oportunidade é que sugiro intensificar a ronda nesta parte do bairro que é mais erma e suscetível à ação dos mesmos.

Um grande abraço a todos e meu muito obrigado.
Jefferson Luiz Castilho

segunda-feira, 15 de março de 2010

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


SAL– Sociedade Amigos do Lessa
CONVOCAÇÃO

ELEIÇÃO E POSSE DA NOVA DIRETORIA, CONSELHO FISCAL E SEUS SUPLENTES.


CONVOCAMOS TODOS OS MORADORES DO RESIDENCIAL DR. LESSA A PARTICIPAREM DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, NOS TERMOS DO ARTIGO 33, CAPÍTULO VII DO ESTATUTO DA SAL, A REALIZAR-SE NO PRÓXIMO DIA 07 DE ABRIL DE 2010, ÀS 20 HORAS, EM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO , E, ÀS 20 E 30 EM SEGUNDA, NA SEDE DA ESCOLA DR. FRANCISCO LESSA JUNIOR, SITUADA NA RUA GERALDO PRATES DA FONSECA, 55 - RESIDENCIAL DR. LESSA.
PAUTA DA ASSEMBLÉIA:

1–APRESENTAÇÃO DE CHAPAS E ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA, CONSELHO FISCAL E SEUS SUPLENTES PARA O MANDATO DE UM ANO ( 2010 a 2011);
2–DEMONSTRATIVO DAS RECEITAS E DESPESAS DO EXERCÍCIO 2009/2010;

3–APÓS APURAÇÃO, O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DARÁ POSSE À NOVA DIRETORIA;

4–VOTAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DO ESTATUTO AO NOVO CÓDIGO CIVIL;

5–ASSUNTOS GERAIS.

JOSE CARLOS CATALDI
Presidente em exercício

sábado, 13 de março de 2010

ORIENTAÇÕES DA POLÍCIA MILITAR

Nesta semana a 2ª Cia PM dará dicas de segurança a você sobre a volta as aulas. É importante que saibamos adotar posturas e tomar atitudes para prevenir algumas situações de risco.
s
- VOLTA ÀS AULAS:
- Ande em grupo, principalmente à noite;

- Sempre que possível, evite seguir uma rotina. Conhecendo seus hábitos, os criminosos podem planejar a abordagem. Procure fazer caminhos diferentes, descer em paradas diferentes ou alternar as linhas de ônibus, variar os locais de estacionamento etc.;

- Você pode organizar um rodízio com amigos, cada um fica responsável pela carona aos demais em cada dia da semana. Assim você se protege e ainda economiza;

- Procure sempre um local iluminado, movimentado e perto da escola para estacionar. Se possível, prefira os estacionamentos pagos e com seguro;

- Não confie em guardadores e flanelinhas;
S
- Nunca aceite carona de estranhos, nem dê carona a desconhecidos.

- Se você souber de locais e pessoas que usem drogas denuncie à Polícia, Ligue 190.

- E conte sempre com a Polícia Militar.

quarta-feira, 3 de março de 2010

ORIENTAÇÕES DA POLÍCIA MILITAR

Esta semana a 2ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR DE PINDAMONHANGABA, falará sobre trânsito.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997):
S



Art. 23. Compete às Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal:S
III - executar a fiscalização de trânsito, quando e conforme convênio firmado, como agente do órgão ou entidade executivos de trânsito ou executivos rodoviários, concomitantemente com os demais agentes credenciados;S
O respeito às leis de trânsito é uma questão de segurança e também uma questão de cidadania, pois o grau de comprometimento da população com as regras que regem o trânsito nas cidades demonstra também seu grau de educação e respeito entre cada cidadão.S
Através da análise das estatísticas referentes aos acidentes e infrações de trânsito em Pindamonhangaba, a 2ª Companhia de Polícia Militar verificou que muitos dos problemas de trânsito vividos na cidade, tem como causa a "falta de educação" e respeito entre motoristas e pedestres.S
Pois é comum presenciarmos motoristas que não respeitam as faixas de segurança, quer avançando sobre elas ou não dando preferência aos pedestres, mas também vemos pedestres atravessando as ruas fora das faixas, entre os carros ou não respeitando os semáforos destinados a eles nos cruzamentos.
S
A condução de maneira negligente de motocicletas pelas ruas da cidade foi responsável no ano passado por um grande número de acidentes de trânsito, chegando a cerca de um acidente por dia, sendo alguns deles com vítimas fatais.S
Durante todo o ano de 2009 a 2ª Cia PM realizou bloqueios de trânsito nas diversas regiões da cidade, e promoveu principalmente durante os finais de semana a chamada "Operação Direção Segura" com o uso de etilômetros (bafômetros) flagrando diversas infrações, entre elas motoristas alcoolizados, motoristas sem CNH, veículos em mal estado de conservação e com documentação irregular. Mas também nessas operações a fiscalização foi realizada com foco criminal, retirando das ruas pessoas procuradas pela justiça ou que portavam armas ou entorpecentes.S
Em que pese todas as ações realizadas pela Polícia Militar, é necessário a colaboração da população e principalmente uma mudança de comportamento, aliada a efetiva fiscalização.S
Dentro desta perspectiva a 2ª Cia PM estará no mês de março promovendo um número maior de bloqueios para uma maior fiscalização e conscientização da população, e assim termos em nossa cidade um trânsito seguro e harmonioso com uma qualidade de vida cada vez melhor, lembrando que como sempre foi feito, os bloqueios também estarão focados na busca de armas, entorpecentes e pessoas procuradas pela justiça.
SCONTE SEMPRE COM A POLÍCIA MILITAR
"A FORÇA DA COMUNIDADE"

terça-feira, 2 de março de 2010

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA DO VIZINHO ANTÔNIO DEVIDE

Prezados membros da Comissão sobre a Área Verde do Lessa.,
S
Solicito uma reunião/conversa, para traçarmos a estratégia de relacionamento com a Prefeitura. Solicito retransmitirem essa mensagem aos demais participantes da reunião da escola, para que todos fiquem alerta e cientes. O objetivo é agendar uma data com a Prefeitura sabendo-se o que se quer e um rascunho de proposta anexo. Me comprometo em agendar essa conversa após um diálogo interno na SAL.
S
Me disponho a recebê-los em minha casa ou em outro local para uma conversa. Sugiro as tardezinhas de quinta ou sexta feira - 04 ou 05/03 - lá pelas 18h ou mais tarde um pouco. Como acharem melhor.
S
Aquela carta que fizemos (eu e Cristina) é sob nosso olhar.
S
Hoje a noite (01/03) há um espelho d'água na área. Durante a manhã haviam marrecos e a tarde quero-quero diversos.
S
O reflexo das lâmpadas dá um visual muito bonito a noite.
S
Realmente, somos privilegiados.
S
Aguardo retorno.,
Antonio e Cristina

RESPOSTA DA ARSESP À DENUNCIA FEITA PELO PRESIDENTE DA SAL

Este E-Mail transcreve o conteúdo da Comunicação de Ouvidoria nº 07784/2010-ARSESP
São Paulo, 02 de março de 2010

Solicitação de Ouvidoria nº 0300281471052 - Jose Carlos Cataldi

Senhor(a) Jose Carlos Cataldi,

Reportamo-nos à sua solicitação referente a iluminação pública.

Sobre o assunto, mantivemos contato com a concessionária e fomos informados que os reparos foram efetuados em 23/02/10.

Finalizando, colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

OUVIDORIA/ARSESP


A DENUNCIA A ARSESP FOI FORMULADO COM BASE NA CORRESPÔNDÊNCIA ABAIXO:
Nossa Amiga e Vizinha Jaqueline nos ajuda a velar pela segurança do bairro, denunciando locais em que a iluminação se encontra precária.

“Há um mês e meio tenho solicitado à Bandeirantes a troca de lâmpadas queimadas próxima a minha residência e infelizmente o problema não é resolvido".

"Em função das últimas ocorrências de assaltos no bairro (inclusive próxima a minha casa) entendo tratar-se de segurança dos próprios moradores que as ruas estejam todas iluminadas inibindo a ação de marginais. Eu e outros colegas que trabalhamos juntos pegamos o ônibus na Papa Jão Paulo às 06:00hs, de manhã está escuro e a rua também. É muito perigoso".

Pelo bairro todo há postes apagados, mas peço prioridade para atendimento nas ruas:

- Francisco Cozzi (esquina com a Av. Antônio Cozzi);

- 8 postes apagados na rua Papa João Paulo I (atrás da chácara do Paulo Skaf)”


José Carlos Cataldi
Presidente - Sociedade Amigos do Lessa